ONGs precisam registrar serviços de voluntários na contabilidade?

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por Arlete Nascimento
em outubro 4, 2019

Organizações sem fins lucrativos dependem muito da mão de obra voluntária. Portanto, uma questão muito frequente quando entidades organizam sua contabilidade é sobre a necessidade de registrar serviços de pessoas que não são remuneradas para tal.

É necessário fazer o registro contábil de serviços de voluntários? Sim, organizações do terceiro setor são obrigadas por lei a declarar esta prestação de serviços –  inclusive a que é realizada pela diretoria estatutária, bem como qualquer outra prestação.

Como fazer este registro?

Para registrar estes serviços, o valor da hora trabalhada deste profissional deve ser calculada com base no que ele ou ela vende seus serviços no mercado de trabalho.

Este valor deve ser informado para a contabilidade, para que o registro seja feito. Isso se traduz em benefícios quando, por exemplo, a entidade faz o pedido de suas certificações, pois consegue demonstrar que a contabilidade está sendo feita de forma transparente e responsável.

É importante que uma ONG faça o reconhecimento contábil do trabalho voluntário não somente por conta da obrigatoriedade legal, mas também em termos de credibilidade e na captação de verba e doações.

Você tem dúvidas em como registrar os serviços de voluntários da sua entidade sem fins lucrativos? Fique à vontade para entrar em contato e terei o maior prazer em lhe ajudar.

Outros artigos de interesse

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para a nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

vamos conversar?

Melhor do que ter uma contabilidade é ter uma contabilidade amiga da sua empresa!

Contabilidade para Terceiro Setor - Contabilidade Amiga